segunda-feira, 9 de março de 2015

Diário de Viagem: Serra Catarinense

O post de hoje é diferente de tudo que eu já fiz. É um relato do meu final de semana, que foi bem louco, mas se você gosta de conhecer lugares novos, vai curtir essa postagem. 



No sábado de manhã bem cedo, acordamos às 2 horas da manhã pra nos prepararmos para a nossa viagem. Saímos às 03:15 da madrugada pra fazer um passeio com um destino bem diferente, escolhemos visitar a serra catarinense. Pra começar, passamos por lugares que pareciam intermináveis, uma subida em estrada de chão que parecia que não nos levaria para lugar nenhum. Depois de muito tempo no escuro, finalmente chegamos a cidade, que estava vazia pela madrugada. Quando finalmente chegamos a cidade de Rancho Queimado, começou o espetáculo. Um nascer do sol incrível com várias cores. Era de encher os olhos com tanta beleza!



Depois desse momento incrível, continuamos até chegar ao nosso destino, Urubici. Foram várias subidas e descidas com muita emoção eu diria, já que havia um caminhoneiro com "um pouco de sono" dirigindo na nossa frente.
Quando chegamos a cidade de Urubici, fomos pegar autorização para visitar o Morro da Igreja. (lá é uma área militar então para visitar é preciso uma autorização). O caminho até o topo do morro era grande, mas com certeza valeu muito a pena. Parecia que não íamos chegar nunca, mas quando chegamos, a vista era de tirar o fôlego...


Escolhi um look mega confortável pra poder caminhar, vasculhar e conhecer tudo!


Era tanta nuvem que parecia um algodão gigante! A vontade de se jogar ali era grande mas como não dava, ficamos só observando mesmo...


Nesse lugar, além dessa pedra gigante (que lembra o Monte Roraima) também tem a Pedra Furada, que possui mais ou menos 30m de diâmetro e é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Urubici.


Um zoom pra vocês terem uma ideia da pedra super famosa de Urubici...


Na hora de ir embora, um dos amigos que estava com a gente, resolveu descer o morro de bicicleta. Como já falei, o caminho era bem longo então a descida seria cheia de emoções...


Depois dessa vista incrível, fomos para o próximo destino, a O Parque Cascata do Avencal. A entrada fica no meio de um morro e tem que prestar muita atenção porque a placa de aviso é tão pequena que é fácil passar reto por ali. O lugar é muito bonito, perfeito pra quem adora natureza. Oferece passeio a cavalo, tirolesa, lagoa para passeio de pedalinho, espaço para camping e também tem uma pousada no alto do morro com uma bela vista.


E claro, como já diz o nome do parque, tem que ter uma cachoeira. Quando chegamos não vimos nada e ficamos um tanto quanto decepcionados, mas ao chegar perto do muro que tinha vista dos morros, na verdade nos deparamos com uma linda cachoeira de 120 metros de altura. E por cima dela passa a tirolesa. Uma mistura de emoção e aventura que só quem viveu pode explicar. Eu não tive coragem não, mas o nosso amigo Junior foi e disse que é incrível. Pra quem quiser ver o vídeo, ele postou no Instagram, aqui!


Depois dessa vista foda, finalmente fomos a caminho do nosso destino principal, a Serra do Rio do Rastro! No caminho, paramos no mirante que tinha vista pra cidade de Urubici.


O dia estava lindo e estava tudo perfeito, seguimos a diante e chegamos a Bom Jardim da Serra. Logo na chegada já encontramos mais uma cachoeira. Essa é a Cascata Barrinha. E, sim, vocês estão vendo pessoas tomando banho ali. Dois loucos com certeza porque estava bem frio...


Zoom nos malucos!


Em seguida, finalmente chegamos ao nosso principal destino, a famosa Serra do Rio do Rastro mas para nossa tristeza, o tempo havia fechado e as nuvens haviam coberto toda a estrada. A vista que se tinha do mirante, eram apenas nuvens. Super chateados, fomos embora sem cumprir nosso principal objetivo. Pegamos o caminho de volta quando vimos a placa "rota dos Canions". Digo pra vocês, se eu soubesse como essa rota seria um problema no nosso dia, não teríamos entrado nela. Um caminho de estrada de chão horrível, com muitas pedras e perfeito para problemas no carro. Falando nisso, o nosso pneu furou, bem nessa parte do trajeto. (deu pra entender porque da minha raiva quanto a esse lugar né?).
Depois de trocar o pneu, demorar mais de 2 horas pra chegar ao final da estrada porque ela não levava a lugar nenhum, era praticamente um labirinto cercado por macieiras e araucárias. Quando finalmente chegamos a estrada novamente, estávamos super cansados, desejando nossas camas o mais rápido possível. Quando finalmente depois de alguns quilômetros, descobrimos que estávamos perdidos. Era pra estarmos a caminho de Floripa mas na verdade estávamos em São Joaquim, uma cidade vizinha que também faz parte da Serra, mas que não fazia parte do nosso roteiro.  Cansados, com fome e de saco cheio dessas estradas confusas, voltamos para Urubici para passar a noite porque estávamos muito longe de casa e o trajeto de volta levaria no mínimo umas 4 horas. Na cidade, achamos um hostel e nos hospedamos por lá.

Hostel Urubici pra quem tiver interesse. R$30,00 a diária por pessoa.

No dia seguinte, acordamos às 09 horas e resolvemos dar mais uma chance para a Serra do Rio do Rastro e dessa vez, pra nossa alegria, tivemos sorte. O dia estava lindo e com céu super azul. Subimos a serra novamente e ao chegar no mirante, conseguimos finalmente ver as estradas cheias de curvas incríveis que forma a Rodovial SC-390. O percurso da rodovia é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas fazendo com que á vista seja ainda mais impressionante. 


Detalhes da estrada da Serra.


Na minha foto não dá pra ver essas curvas porque o mato tomou conta do mirante, mas dá pra ter uma ideia de como é né. No mirante sempre tem quatis soltos que adoram ser paparicados pelos turistas. Eles são muito simpáticos e adoram ganhar petiscos dos visitantes. Depois de visitarmos todos os lugares da nossa lista, pegamos a estrada pra finalmente voltar pra casa e como estávamos bem longe, o caminho de volta demorou em torno de umas 4 horas de viagem. Ao todo viajamos quase 1000 km e 25 cidades em 2 dias.


Bom, espero que vocês tenham gostado do meu diário de viagem aqui. Se você leu tudo, parabéns, você é super empenhado e me deixou muito feliz. (afinal eu escrevi esse texto enorme justamente para que você lê-se). 

Site para se informar sobre os passeios e pontos turísticos: http://graxaim.com

11 comentários:

  1. Quuuuuuuuuuue linda as fotos, adorei!
    Tenho certeza que deve ter sido incrível haha *-*
    Beijinhos :)
    http://naialina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que fotos incríveis, que lugares lindos *0*
    Me lembrou muito minha viagem para Chapada Diamantina <33
    http://www.sushibaiano.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas viagens sempre são muito legais né?
      Eu não conheço a Chapada Diamantina mas até que seria bem legal ir até lá *-*

      Beijos

      Excluir
  3. Que lindas essas fotos Bruna. Esse primeiro local que você visitou parece ser lindo mesmo, fiquei com vontade de conhecer também!

    E essas cachoeiras são demais também!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fe, essas cachoeiras são incríveis! Aquela mais alta mesmo, era divina e tinha a tirolesa que passava por cima dela, me arrependi de não ter ido :(

      Excluir
  4. Que lugar incrível! ❤️

    Fiquei com vontade de ir também, hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. nossa que lugar mais lindo! faz uns 10 anos atras estive na serra gaucha e lembro que adorei! adorei conhecer a catarinense por fotos, parece td mt lindo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível Lívia, o dia que tiveres oportunidade vai la pra conhecer pessoalmente! ;)

      Excluir
  6. É um lugar muuuito lindo né?! As paisagens de lá são incríveis mesmo!
    Beijocas!! :*

    ResponderExcluir

Seja bem vindo o Blog Bruna' s Closet! ❤️

Os comentários serão respondidos aqui no blog mesmo, então se tiver alguma pergunta, não esqueça de retornar para saber o que eu respondi.

E não esqueça de deixar o link com o endereço do seu blog para que eu possa visita-lo.