quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O Tecido Must Have da Estação!

Todo mundo que está super ligado nas tendências já falou dele e eu como grande fã desse tecido, não podia deixar de falar sobre aqui no blog. Há quem diga que ele é só pro inverno, mas nos nossos corações, ele já ganhou um lugar especial e vem conquistando espaço também no nosso closet...Estou falando do veludo!

O Veludo é um tecido que pode ser tanto natural quanto sintético, ele possui um lado liso e o externo coberto de pêlos cerrados e curtinhos e sua trama estreita, é o que torna sua textura macia. Até recentemente, era considerado um tecido caro, praticamente um artigo de luxo. Ele surgiu na Índia e começou a ser comercializado por meados do século 14 com teares manuais. Um tempo depois, passou a ser fabricado em Veneza, Florença, Gênova e Milão onde ganhou fama no mundo inteiro.


Na década de 70 ele ressurgiu e entre suas idas e vindas na moda e agora voltou com tudo se tornando nosso queridinho do momento. Hoje em dia, o veludo pode ser produzido com vários materiais, entre eles, algodão, acetato, nylon, restos de lã e misturas de fibras, entre outros. 

Com a evolução do mundo da moda, foram desenvolvidos mais de um tipo de veludo. São tipo opções para criar roupas de todos os tipos.

  • Veludo: Esse é o tecido puro. Ele é fino, porém estruturado e obedece as formas. É ótimo para peças mais rígidas e com recortes, como terninhos.
  • Veludo Cotelê: O nome vem do Francês côtelé. Sua base pode ser o algodão ou algum fio sintético como o poliéster ou o raiom. De uns tempos para cá, o elastano foi incorporado à sua composição, o que lhe conferiu maior conforto. Também é estruturado, mas não tanto quanto o veludo tradicional, é ótimo para jaquetas e calças.
  • Veludo Molhado: Parece mesmo que está mergulhado em água, ele é bem maleável e tem um brilho intenso. São ideias para vestidos.
  • Veludo Alemão: É o mais elegante entre os veludos, o mais clássico e antigo. Liso, bem maleável e com  brilho Intenso. Pode ser feito de fio de seda ou de algodão, porém, o de seda é mais brilhante. Roupas feitas a partir dessa trama ganham um ar mais sofisticado, que remetem à antiga nobreza europeia. É o mais caro dos veludos.
  • Veludo Devoré: É um veludo trabalhado com estampas/desenhos do próprio veludo, ele é desgastado e forma relevos. Ele é bem maleável porque é um efeito aplicado a no veludo, um processo químico que corrói o tecido e o deixa com desenhos em relevo, como se o tempo tivesse comido a superfície da trama.
Agora que você já conhece bem os diversos tipos de veludos existentes, vamos ver algumas sugestões de uso para o modelo tradicional, que é o nosso queridinho do momento.


E claro que eu não ia deixar de falar dos sapatos de veludo. Eles já estão aparecendo nas vitrines de algumas lojas e são maravilhosos! Quero um de cada!


Imagens: Pinterest

5 comentários:

  1. nao vejo a hr de chegar o frio pra comprar umas peças em veludo, to achando lindo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas guria, já tem muita coisa de veludo nas lojas, aproveita pra comprar agora porque se não depois não tem mais tanta coisa bonita! Eu ja pirei com algumas peças que vi USIHASUIAHSUIAHSUIHA

      Comprei m vestido e uma blusinha :)

      Excluir
  2. Ai esse tecido é tudo de bom mesmo, acho maravilhoso! Já vi algumas coisas nas lojas aqui na minha cidade, dá vontade de comprar tudo! kkkk

    Bem legal esse post Bruna, não sabia que tinha tantos tipos de veludo..

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, sou louca por veludo!! Tô querendo muito um blazer preto de veludo e uma saia! O blazer eu acho que encontro na Renner, mas a saia ainda não sei! enfim, tb adorei os loks que vc postou qui de exemplo, lindos demais! bjs

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, sim, dá pra pirar com tantas opções né? O próximo post que eu vou lançar é com dica de loja de ONDE COMPRAR calçados de veludo, mas aqui em Blumenau tem várias lojas que vendem roupas desse tecido, peças já de inverno, lindas! Se quiseres te passo os contatos, eles sempre postam várias coisas no insta e face das lojas :D

      Beijos

      Excluir

Seja bem vindo o Blog Bruna' s Closet! ❤️

Os comentários serão respondidos aqui no blog mesmo, então se tiver alguma pergunta, não esqueça de retornar para saber o que eu respondi.

E não esqueça de deixar o link com o endereço do seu blog para que eu possa visita-lo.